terça-feira, 9 de junho de 2009

Novas tecnologias de informação e comunicação

Chamam-se de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) as tecnologias e métodos para comunicar surgidas no contexto da Revolução Informacional, "Revolução Telemática" ou Terceira Revolução Industrial, desenvolvidas gradativamente desde a segunda metade da década de 1970 e, principalmente, nos anos 1990. A imensa maioria delas se caracteriza por agilizar, horizontalizar e tornar menos palpável (fisicamente manipulável) o conteúdo da comunicação, por meio da digitalização e da comunicação em redes (mediada ou não por computadores) para a captação, transmissão e distribuição das informações (texto, imagem estática, vídeo e som). Considera-se que o advento destas novas tecnologias (e a forma como foram utilizadas por governos, empresas, indivíduos e setores sociais) possibilitou o surgimento da "sociedade da informação". Alguns estudiosos já falam de sociedade do conhecimento para destacar o valor do capital humano na sociedade estruturada em redes telemáticas.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Evoluçao dos computadores e da Televisao

O computador nasceu com a II Guerra Mundial, nos E.U.A. A Marinha em conjunto com a Universidade de Harvard e a IBM, desenvolveu o MarkI, um gigante eletromagnético em 1944. MarkI ocupava 120 m³, com milhares de redes. O MarkI conseguia multiplicar números de 10 dígitos em 3 segundos.

Em segredo, o exército também desenvolvia seu computador, e este só usaria válvulas. Seu objetivo era calcular as trajetórias de projéteis com maior precisão. Os engenheiros J. Presper Eckert e John Mauchly projetaram o ENIAC: Eletronic Numeric Integrator and Calculator. Com 18000 válvulas, o ENIAC conseguia fazer 500 multiplicações por segundo. Porém só conseguia ficar pronto em 1946, ou seja vários meses após o final da guerra.

Em 1947, um grupo de Stanford inventou o Transistor. Usando elementos semicondutores, os transistores funcionam como chaves, porém são menores, mais rápidos, não esquentam, duram mais e consomem menos energia que as válvulas.

Começaram a surgir os primeiros computadores transistorizados. Daí surgem os "Circuitos Integrados", uma infinidade de transistores fabricados em uma única pastilha. Nos anos 60 surgiu o microcomputador, era do tamanho de uma escrivaninha. Nos anos 70 o microcomputador era bem menor, do tamanho que fosse desejado. Atualmente há computadores que cabem em uma caixa de fósforo. Nesta época grandes computadores conhecidos como mainframes tornaram-se muito poderosos. E não podemos esquecer dos supercomputadores que calculam a velocidades superiores a 500 mips( milhões de instruções por segundo)


Evoluçao da TV

Televisão Analógica

Na televisão analógica o sinal é composto por ondas rádio continuas que a TV traduz para imagem e som. Os sinais digitais, como os sinais transmitidos pelos leitores DVD, são convertidos para sinais analógicos para serem projectados nas televisões tradicionais. Esta conversão faz com que haja uma redução da qualidade do sinal inicial.

Um dos maiores problemas dos sinais analógicos, é que podem ser distorcidos por interferências, provocando uma deterioração da imagem recebida em relação à imagem emitida. Algumas das situações responsáveis por gerar interferências relacionam-se com as condições atmosféricas, os edifícios altos e as fontes de energia electromagnética.


Televisão Digital (DTV)

A televisão digital iniciou-se nos anos 70, quando a direcção da rede pública de TV do Japão Nippon Hoso Kyokai (NHK) juntamente com um consórcio de 100 estações comerciais, deram carta branca aos cientistas do NHK Science & Technical Research Laboratories para desenvolver uma TV de alta definição.

Actualmente, nos EUA e na Europa a transmissão está a ser convertida para DTV.

Os sinais de Vídeo e de Som emitidos são convertidos para 1's e 0's ( formato digital ) em vez de ondas ( como acontecia no formato analógico ), que no receptor irão ser convertidos para uma imagem visível.


Na DTV não existem os mesmos problemas de transmissão que a televisão analógica apresenta, como por exemplo, o de sinal fraco, pois na DTV o que é importante é que o sinal chegue, não importando a força com que chega. Desta forma os problemas de “formigas” ou de “fantasmas” não acontecem.











A evolução do MSN Messenger

O Windows Live Messenger é o mensageiro instantâneo mais usado e conhecido no mundo inteiro. Sua interface é moderna e muito fácil de usar, fazendo com que até os usuários mais novos se adaptem rapidamente.

Recursos que animam suas conversas!
O programa possui suporte a trocas de mensagens escritas, emoticons estáticos e animados, conferências de vídeos por webcam, conversas de áudio via microfone, transferências de arquivos, visualização de imagens e muitas características divertidas.
É possível chamar a atenção dos usuários e também enviar animações em Flash (os Winks). A versão 7.0 inovou com muitas novidades interessantes, uma delas foi a possibilidade de ver as imagens das pessoas na tela do Windows Live Messenerao lado dos nicknames, outra característica interessante foi a inserção de mensagens pessoais que aparecem ao lado do nick e a amostra de músicas e vídeos que você está escutando/vendo no Windows Media Player (e até no Winamp, através de um plugin que deve ser baixado separadamente).
Personalização e Mensagens de Voz
Há ainda pacotes que disponibilizam planos de fundos e imagens de exibição com alteração de humor e planos de fundo com animações, patrocinados por diversas marcas famosas.
A integração da opção "Mensagem de Voz" na versão 7.5 trouxe uma praticidade enorme ao usuário, possibilitando enviar mensagens gravadas via microfone, facilitando a comunicação e diminuindo o tempo perdido ao digitar.
As novidades que substituíram o velho MSN Messenger
Chamado de Windows Live Messenger em sua versão 8.0, o software finalmente atendeu os pedidos insistentes de suporte a mensagens OFFLINE, trazendo como consequência um grande avanço para a comunicação através do mensageiro. O sistema de compartilhamento também chega como uma das grandes novidades, permitindo que você compartilhe arquivos com seus amigos de forma mais segura e fácil através de pastas compartilhadas com os computadores de seus contatos.
Outras novidades interessantes ficaram por conta da busca de contatos, o envio de mensagens aparecendo como offline e a escolha dos nicks de seus amigos. Em Ferramentas > Opções > Mensagens, é possível desabilitar a opção "mostrar contato diz:" para mensagens enviadas em seguida, facilitando a visualização da conversa quando seus amigos mandam mensagens em seguida, sem poluir a tela para ganhar espaço. Há também uma aba lateral (com o desenho de uma estrela) que é capaz de armazenar todos seus sites favoritos para você acessá-los diretamente do mensageiro instantâneo.
É possível enviar torpedos SMS para os celulares de seus amigos através do serviço de entrega de mensagens para dispositivos móveis, disponibilizado para usuários das operadoras de celulares TIM, Claro e Vivo por 31 centavos mais impostos.
Contras!?
A grande baixa do Windows Live Messenger — assim como o anterior — é o suporte ao sistema operacional, que só está disponível para os usuários do Windows XP e Windows Vista. Além disso, o software ficou mais robusto, exigindo máquinas mais potentes para desfruturar de todas as novidades.
Esses pré-requesitos levaram muitos brasileiros, que migraram para a nova versão, a voltar para o antigo MSN Messenger 7.5. Porém, uma dúvida pairou no ar: "Até quando a versão 7.5 brigará de frente com todas as novidades do WLM?"




Caça do Futuro




Caça explendido

playstation

PlayStation 2 (tendo sua abreviação como PS2) é o segundo console da empresa Sony, após o PlayStation original. Seu desenvolvimento foi anunciado em Março de 1998 e foi lançado no Japão em Março de 2000. A versão norte-americana foi mais tarde lançada em 26 de Outubro de 2000. Após um lento primeiro ano, o PlayStation 2 cresceu a ponto de tornar-se o mais popular console da história dos videogames, com mais de 140 milhões de unidades vendidas até 2009. [2] [3]
Embora seu sucessor PlayStation 3 tenha sido lançado, o PS2 continua sendo fabricado e novos jogos ainda são produzidos.

Versões

Foi criada uma versão grande, não portátil, que se podia pôr em duas posições: de pé (vertical) ou deitada (horizontal). Esta tinha ventoinha interior, por isso, a fonte elétrica podia continuar ligada ao PlayStation depois de cada utilização. Posteriormente, em 2004, uma versão menor do PlayStation 2 foi lançada (versão final - a PlayStation 2 Slim), visando reduzir custos de produção e tornar o vídeo game mais barato. Apesar do seu tamanho reduzido, possui modem e conexão Ethernet para se conectar à internet e em redes de computadores ou do próprio console (como acontece comumente nos laboratórios de desenvolvimento de jogos de grandes empresas). Possui ainda uma ventoinha, colocada logo acima do dissipador de calor do processador do console.


Botões


Botões de ação: X, círculo, triângulo e quadrado.
Botões direcionais: setas direcionais, analógico esquerdo, analógico direito.
Botões secundários: START, SELECT,ANALÓGICO(Se Pressioná-los serão L3 e R3)
Botões de ombro: L1,L2,R1,R2



estes textos foram retirados de -http://pt.wikipedia.org/wiki/PlayStation_2

Tamagochi

Um tamagotchi de primeira versão. O tamagotchi é um brinquedo em que se cria um animal de estimação virtual. O tamagotchi foi lançado pela Bandai em 1996 no Japão.

A motivação do brinquedo consiste em cuidar do animal virtual como se fosse real, dando-lhe carinho virtual, comida virtual, banho virtual, cuidados virtuais etc.

Já existe duas novas versões do tamagotchi. O Tamagotchi apresentado na imagem é a primeira versão. Já na versão 2 ele vem com sensor infravermelho permitindo que os Tamas se comuniquem entre si e até tenham filhos.

O Tamagotchi Connection V3 foi lançado em 2005 no Japão e só agora está a espalhar-se pela Europa. É o novo "tamagotchi Connection", que, além do sensor infravermelho e de jogos e funções adicionais àquelas conhecidas, tem interacção com o computador, num site "tamagotchi Town", onde se pode adquirir produtos virtuais através dos pontos ganhos em jogos. Não paga nada para entrar e se divertir. Nem para adquirir os produtos virtuais. Estes são armazenados no seu tamagotchi V3. Na Península Ibérica já o Tamagotchi Connection Jinsei, uma 4ª versão melhorada, que permite ao dono ter mais liberdade quanto à comida que dá ao seu "animal", mais jogos, receber cartas, visitar os outros Tamagotchis e até ligá-lo através de um código ao site oficial. Custa entre 19,99 e 22,00 euros e pode facilmente ser adquirido em lojas de Centros comerciais.

Agora o Tamagotchi Connection V5 vem com opção de família, onde ao se comunicar com outro tamagotchi você pode até ter filhotes. A V5 tem 3 tamagotchis dentro de um ovo. Depois quando tiverem idade para casar pode casar por TV do tamagotchi ou por comunicação (infravermelhos).




Ciência e tecnologia

A ciência e a tecnologia sempre estiveram muito próximas uma da outra. Geralmente, a ciência é o estudo da natureza rigorosamente de acordo com o método científico. A tecnologia, por sua vez, é a aplicação de tal conhecimento científico para conseguir um resultado prático. Como exemplo, a ciência pôde estudar o fluxo dos elétrons em uma corrente elétrica. Este conhecimento foi e continua sendo usado para a fabricação de produtos eletrônicos, tais como semicondutores, computadores e outros produtos de alta tecnologia.
Esta relação próxima entre ciência e tecnologia contribui decisivamente para a crescente especialização dos ramos científicos. Por exemplo, a física se dividiu em diversos outros ramos menores como a acústica e a mecânica, e estes ramos por sua vez sofreram sucessivas divisões. O resultado é o surgimento de ramos científicos bem específicos e especialmente destinados ao aperfeiçoamento da tecnologia, de acordo com este quesito podemos citar a aerodinâmica, a geotecnia, a hidrodinâmica, a petrologia e a terramecânica.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Idade Das Tecnologias #

A mensagem idade das tecnologias foi escrita pelo gonçalo, mas eu fiz editar para lhetirar a core azul

terça-feira, 19 de maio de 2009

Novas Tecnologias de Informação e Comunicação

Chamam-se de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) as tecnologias e métodos para comunicar surgidas no contexto da Revolução Informacional, "Revolução Telemática" ou Terceira Revolução Industrial, desenvolvidas argumentativamente desde a segunda metade da década de 1970 e, principalmente, nos anos 1990. A imensa maioria delas se caracteriza por agilizar, horizontalidade e tornar menos palpável (fisicamente manipulável) o conteúdo da comunicação, por meio da digitalização comunicação em redes mediada ou não por computadores para a captação, transmissão e distribuição das informações (imagem, vídeo e som. Considera-se que o advento destas novas tecnologias (e a forma como foram utilizadas por governos, empresas, indivíduos e setores sociais) possibilitou o surgimento da sociedade da informação. Alguns estudiosos já falam de sociedade do conhecimento para destacar o valor do capital humano na sociedade estruturada em redes telemáticas estática,

Utilizaçoes da internet

Verdade seja dita, a Internet serve para muita coisa, como ferramenta de trabalho, de formação, para esclarecer dúvidas (sejam lá elas de que tipo forem), para conhecer pessoas novas e encontrar outras de quem andamos à procura, reencontrar amigos de longa data e os outros que nunca mais queremos ver à frente. No meio disto, a Internet serve, também, para descobrir carecas ou confirmar algumas das quais já desconfiávamos e que estavam, apenas, encobertas (e mal) por um capachinho ranhoso

Utilidade da internet

A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite o acesso a informações e todo tipo detransferência de dados. A Internet é a principal das novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs). Ao contrário do que normalmente se pensa, Internet não é sinónimo de World Wide Web. Esta é parte daquela, sendo a World Wide Web, que utiliza hipermídia na formação básica, um dos muitos serviços oferecidos na Internet. De acordo com dados de março de2007, a Internet é usada por 16,9% da população mundial[1] (em torno de 1,1 biliao de pessoas).

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Idade Das Tecnologias

As tecnologias não são só os computadores, os GPS ou os telémoves, as tecnologias já existem à bué anos.( à milhares ):
As ferramentas mais sofisticadas incluem desde máquinas simples como a alavanca (300 a.C.), o parafuso(400 a.C.) e a polia, até a maquinaria complexa como o computador, os dispositivos de telecomunicações, o motor eléctrico, o motor a jacto, entre muitos outros. As ferramentas e máquinas aumentam em complexidade na mesma proporção em que o conhecimento científico se expande.

terça-feira, 12 de maio de 2009

História Da Tecnologia

A história da tecnologia é quase tão antiga quanto a história da humanidade, e se segue desde quando os seres humanos começaram a usar ferramentas de caça e de proteção. A história da tecnologia tem, conseqüentemente, embutida a cronologia do uso dos recursos naturais, porque, para serem criadas, todas as ferramentas necessitaram, antes de qualquer coisa, do uso de um recurso natural adequado. A história da tecnologia segue uma progressão das ferramentas simples e das fontes de energia simples às ferramentas complexas e das fontes de energia complexas, como segue:
As tecnologias mais antigas converteram recursos naturais em ferramentas simples. Os processos mais antigos, tais como arte rupestre e a raspagem das pedras, e as ferramentas mais antigas, tais como a pedra lascada e a roda, são meios simples para a conversão de materiais brutos e "crus" em produtos úteis. Os antropólogos descobriram muitas casas e ferramentas humanas feitas diretamente a partir dos recursos naturais.
A descoberta e o conseqüente uso do fogo foi um ponto chave na evolução tecnológica do homem, permitindo um melhor aproveitamento dos alimentos e o aproveitamento dos recursos naturais que necessitam do calor para serem úteis. A madeira e o carvão de lenha estão entre os primeiros materiais usados como combustível. A madeira, a argila e a rocha (tal como a pedra calcária) estavam entre os materiais mais adiantados a serem tratados pelo fogo, para fazer as armas, cerâmica, tijolos e cimento, entre outros materiais. As melhorias continuaram com a fornalha, que permitiu a habilidade de derreter e forjar o metal (tal como o cobre, 8000 aC.), e eventualmente a descoberta das ligas, tais como o bronze (4000 a.C.). Os primeiros usos do ferro e do aço datam de 1400 a.C.. As ferramentas mais sofisticadas incluem desde máquinas simples como a alavanca (300 a.C.), o parafuso (400 a.C.) e a polia, até a maquinaria complexa como o computador, os dispositivos de telecomunicações, o motor elétrico, o motor a jato, entre muitos outros. As ferramentas e máquinas aumentam em complexidade na mesma proporção em que o conhecimento científico se expande.
A maior parte das novidades tecnológicas costumam ser primeiramente empregadas na engenharia, na medicina, na informática e no ramo militar. Com isso, o público doméstico acaba sendo o último a se beneficiar da alta tecnologia, já que ferramentas complexas requerem uma manufatura complexa, aumentando drasticamente o preço final do produto.
A energia pode ser obtida do vento, da água, dos hidrocarbonetos e da fusão nuclear. A água fornece a energia com o processo da geração denominado hidroenergia. O vento fornece a energia a partir das correntes do vento, usando moinhos de vento. Há três fontes principais dos hidrocarbonetos, ao lado da madeira e de seu carvão, gás natural e petróleo. O carvão e o gás natural são usados quase exclusivamente como uma fonte de energia. O coque é usado na manufatura dos metais, particularmente de aço. O petróleo é amplamente usado como fonte de energia (gasolina e diesel) e é também um recurso natural usado na fabricação de plásticos e outros materiais sintéticos. Alguns dos mais recentes avanços no ramo da geração de energia incluem a habilidade de usar a energia nuclear, derivada dos combustíveis tais como o urânio, e a habilidade de usar o hidrogênio como fonte de energia limpa e barata.
Nos tempos atuais, os denominados sistemas digitais tem ganhado cada vez mais espaço entre as inovações tecnológicas. Grande parte dos instrumentos tecnológicos de hoje envolvem sistemas digitais, principalmente no caso dos computadores.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia

Carros Do Futuro

Para aqueles que gostam muito de carros


Motor magnetico revolucionario ;)

Porque será que esta máquina não polui não precisa de combustível, não é desenvolvida em larga escala

sábado, 9 de maio de 2009

terça-feira, 5 de maio de 2009

Bem-Vindos


Bem-Vindos ao nosso blog.

Este blog vai falar sobre tecnologia.

Somos da Escola Secundária da Portela:

Gonçalo Raposeiro, 8ºF, nº7


João Lopes, 8ºF, nº12 (John1379)