segunda-feira, 1 de junho de 2009

Evoluçao dos computadores e da Televisao

O computador nasceu com a II Guerra Mundial, nos E.U.A. A Marinha em conjunto com a Universidade de Harvard e a IBM, desenvolveu o MarkI, um gigante eletromagnético em 1944. MarkI ocupava 120 m³, com milhares de redes. O MarkI conseguia multiplicar números de 10 dígitos em 3 segundos.

Em segredo, o exército também desenvolvia seu computador, e este só usaria válvulas. Seu objetivo era calcular as trajetórias de projéteis com maior precisão. Os engenheiros J. Presper Eckert e John Mauchly projetaram o ENIAC: Eletronic Numeric Integrator and Calculator. Com 18000 válvulas, o ENIAC conseguia fazer 500 multiplicações por segundo. Porém só conseguia ficar pronto em 1946, ou seja vários meses após o final da guerra.

Em 1947, um grupo de Stanford inventou o Transistor. Usando elementos semicondutores, os transistores funcionam como chaves, porém são menores, mais rápidos, não esquentam, duram mais e consomem menos energia que as válvulas.

Começaram a surgir os primeiros computadores transistorizados. Daí surgem os "Circuitos Integrados", uma infinidade de transistores fabricados em uma única pastilha. Nos anos 60 surgiu o microcomputador, era do tamanho de uma escrivaninha. Nos anos 70 o microcomputador era bem menor, do tamanho que fosse desejado. Atualmente há computadores que cabem em uma caixa de fósforo. Nesta época grandes computadores conhecidos como mainframes tornaram-se muito poderosos. E não podemos esquecer dos supercomputadores que calculam a velocidades superiores a 500 mips( milhões de instruções por segundo)


Evoluçao da TV

Televisão Analógica

Na televisão analógica o sinal é composto por ondas rádio continuas que a TV traduz para imagem e som. Os sinais digitais, como os sinais transmitidos pelos leitores DVD, são convertidos para sinais analógicos para serem projectados nas televisões tradicionais. Esta conversão faz com que haja uma redução da qualidade do sinal inicial.

Um dos maiores problemas dos sinais analógicos, é que podem ser distorcidos por interferências, provocando uma deterioração da imagem recebida em relação à imagem emitida. Algumas das situações responsáveis por gerar interferências relacionam-se com as condições atmosféricas, os edifícios altos e as fontes de energia electromagnética.


Televisão Digital (DTV)

A televisão digital iniciou-se nos anos 70, quando a direcção da rede pública de TV do Japão Nippon Hoso Kyokai (NHK) juntamente com um consórcio de 100 estações comerciais, deram carta branca aos cientistas do NHK Science & Technical Research Laboratories para desenvolver uma TV de alta definição.

Actualmente, nos EUA e na Europa a transmissão está a ser convertida para DTV.

Os sinais de Vídeo e de Som emitidos são convertidos para 1's e 0's ( formato digital ) em vez de ondas ( como acontecia no formato analógico ), que no receptor irão ser convertidos para uma imagem visível.


Na DTV não existem os mesmos problemas de transmissão que a televisão analógica apresenta, como por exemplo, o de sinal fraco, pois na DTV o que é importante é que o sinal chegue, não importando a força com que chega. Desta forma os problemas de “formigas” ou de “fantasmas” não acontecem.











Sem comentários:

Enviar um comentário